sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Endo, Meso ou Ecto - Qual o seu tipo?

Os Tipos Constitucionais são organizações somáticas herdadas e determinam o modo como as pessoas experienciam a si mesmas e como o mundo faz sentido para elas.

Segundo Willian Sheldon, pioneiro da tipologia constitucional, cada pessoa nasce com uma disposição constitucional que está ligada às camadas embriológicas, essas camadas são: camada visceral, constituída dos órgãos internos; tecido conjuntivo, constituído de músculos, ossos e coração; e camada superficial, constituída de pele e nervos.

Os Tipos Constitucionais:

Endomórfico - Emoção - Contato
Corpo: em formato de pêra, peito e pelve grandes.
Características: sociáveis, pacientes e bons cuidadores. Presença forte. Viscerais. Respostas lentas.
Relacionamento: gostam de reunir pessoas em torno de si. Possuem compaixão e empatia. Buscam intimidade e prazer sexual, mas podem se tornar invasivos e exigir ser servidos pelos outros.

Mesomórficos - Ação - Movimento
Corpo: quadrado, ossos e músculos fortes.
Características: ativo, aventureiro, amante de atividades físicas. Em busca de um sonho.
Relacionamento: poder e conflito, ganhar, perder ou recuar. Preferem aproximar-se dos outros. Simpáticos e empáticos, muitas vezes lhes faltam suavidade e compaixão.

Ectomórfico - Pensamento - Sensorial
Corpo: membros, pescoço e dedos longos, cabeça pequena.
Características: alertas, atentos, cautelosos, sensíveis, tímidos e furtivos. Coletores de informações.
Relacionamento: independentes, gostam do contato mas sem excessos. O dilema é ter contato e ir embora sem ofender. Mais simpáticos que empáticos.


Cada uma de nós é uma combinação dos três tipos. Sentimos, pensamos e agimos. Cada tipo têm um código que os impulsiona para uma certa direção de vida. Porém, muitos problemas de vida podem ocorrer por causa da inadequação constitucional, como tipos constitucionais dos pais refletindo nos filhos ou papeis determinados pela sociedade.


Os Tipos Constitucionais na Dança de Salão:

Endomórfico: contato é com eles mesmo! Os cavalheiros são os mais atenciosos com os pares, as damas são as que mais se entregam e se deixam conduzir. São mais lentos no movimentos mas os que mais sentem prazer na atividade. Como evitam atividades físicas, gostam do contato, da socialização e da agitação da dança. Se não conseguem encontra prazer em um passo, ritmo, dança ou parceiro, evitam a todo custo.

Mesomórfico: movimento e ação, essa é a praia deles. Aprendem com facilidade e executam com personalidade. Possuem resistência e força física e explosão muscular. Têm foco na execução e desempenho, querem fazer mais e melhor, adoram competir e aparecer. A aula, o par, a dança deve desafiá-los, se não perdem o interesse e se desmotivam. Cavalheiros tem uma tendência à usar a força para conduzir e as damas a executarem os movimentos sem condução.

Ectomórfico: tímidos, a dança é um desafio para eles, primeiro pelo contato, eles gostam de contato, mas não em excesso, abraçam mas não chegam muito perto, e em segundo porque possuem pouco consciência e contato com o seu corpo. Concentram uma atividade intensa na cabeça, quando esta deveria estar no corpo durante a dança. Têm baixa resistência física. Possuem uma percepção aguçado do par, do salão, do ambiente. Assimilam muito bem as técnicas e quando conseguem corporificar a dança são muito criativos.


Qual o seu Tipo Constitucional???


Referências Bibliográficas:
KELEMAN, Stanley. Amor e Vínculos: Uma visão somático-emocional. São Paulo: Summus, 1996.
KELEMAN, Stanley. Mito e Corpo: uma conversa com Joseph Campbell. São Paulo: Summus, 2001.

13 comentários:

  1. Eu sou Meso, com muitas características Ecto e estou no desafio de entrar mais em contato com a minha camada Endo.

    O fato de ser Meso ajuda a entender porque me dou bem trabalhando com Dança! :D

    ResponderExcluir
  2. Já eu sou totalmente Endo..ahahaha, problemas se me der liberdade, qnd vc ver ja estou cuidando ate dos pensamentos dos outros..hahahaha..
    mas sou feliz assim!

    ResponderExcluir
  3. Aline e Carol, só a nível de informação, vocês foram referência para Endo! :D

    Nenhum Meso, além de mim, se pronunciando?

    ResponderExcluir
  4. Mto legal, Di!
    Tenho meu lado meso, mas pra dança de salão, o ecto sempre grita mais alto. O endo aparece muito de vez em qndo pra dar oi... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Bella! E na Dança do Ventre, qual predomina o Meso ou Ecto?

      Excluir
    2. a dança

      Mexer-se é bom demais!Acompanhado então, maravilhoso.E com música....
      Parece óbvio.E, é?Não sei.Sinceramente, tenho a impressão que no Brasil musical, pouco se dança.Saculejar-se - não sei se existe esta palavra -, é da nossa cultura mas dançar, dançamos mal e pouco.Prova disso são as mulatas que em grande numero sambam no pé mas em geral não sabem dançar um samba conduzidas por um cavalheiro.
      Dança no meu entendimento, deveria fazer parte do curriculum escolar básico.Assim, desde pequenos dançaríamos e com certeza
      teriamos em nossa formação um valor agregado maior.
      A dança, faz bem à saúde.Pelo mexer-se, fisicamente.Pelo relacionamento social, psiquicamente/emocionalmente.
      Específicamente, a dança de salão dá suportes interessantes à educação para o relacionamento e convívio social em geral.
      O cavalheiro na aprendizagem da condução, desenvolve a atenção para as damas, desenvolve a gentileza e a capacidade de moderar a sua força e orientá-la no sentido mais eficaz e delicado enquanto que a dama, aprende a valorizar-se e conter-se e esperar o momento mais preciso para participar do movimento cênico de acompanhar o cavalheiro.
      Tivessemos aulas de dança desde pequenos, seríamos mais gentis, sensuais, cortezes e ao mesmo tempo mais efetivos na maneira de ser e fazer, seríamos mais alegres e saudáveis sem dúvida.
      Isso é o que penso no geral para todo mundo.
      Pra mim a dança tem me dado muito.
      Comecei aos 59 e alguns meses a dançar.Me sacudia pois dançar não sabia.
      Tenho conhecido e convivido com pessoas interessantes fazendo novas amizades, ouvindo e conversando e rindo muito.Acho que sou o aluno mais velho na escola e me sinto um piá no meio dos piás e das meninas a maioria de menos de 30 anos.
      O mexer-se, tem feito muito bem pra minha saúde e a aprendizagem também pois além do desafio físico está presente o mental e emocional.
      De início, tinha vergonha e medo do contato com as damas....coisas da educação de outros tempos.Tive a oportunidade inclusive de superar o desafio de dançar com um homem quando certo dia não havia damas suficientes na aula e hoje posso rir, mas naquele dia tive de superar um desconforto inexplicável pela ignorancia de então.Dancei aprendendo com o professor Diogo, meu primeiro professor de dança.
      Pois é, passaram-se mais uns tres meses e o professor Samuel também da Dance Sempre me convidou para fazer parte de uma apresentação num espetáculo da escola Dance Sempre.....e lá fui eu meio atrapalhado e empurrado pela turma e ajudado por todos e acabei fazendo parte do desenvolvimento e apresentação de uma coreografia belíssima criada pelo citado Samuel.
      Finalizando, digo que a dança tem feito bem à minha saúde física, mental e emocional e além disso tem me oferecido muitas escolhas de amizade e aprendizado.
      Recomendo a dança para todos
      Abraços

      Excluir
    3. Valeu Fiapo! Já virou postagem! Abraço.

      Excluir
  5. Certeza que sou meso, e vc já tinha dito isso!! Acho que o lado menos pronunciado é o endo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, isso aí! O lado bom de sabermos nosso tipo constitucional é que podemos explorar nossas potencialidades e buscarmos nossas deficiências.

      Muito obrigado por estar sempre participando! Bjão.

      Excluir
  6. Diogo, parabéns pelo texto!
    Sou quase que totalmente endo na dança. Adoro o prazer da proximidade e me deixar conduzir (se bem que é SÓ neste momento). Gosto da alegria (às vezes tristeza) que a música me proporciona visceralmente. Mas a questão principal: endos gostam de intensidades e dança sempre é intensa pois envolve o contato íntimo com duas pessoas. Beijo no seu coração lindo!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado Adri!!! Obrigado pela participação! Bjão.

    ResponderExcluir